EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DE SAPEZAL ESTADO DE MATO GROSSO

16 de janeiro de 2014 - 00:20 - 584 views

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DE SAPEZAL ESTADO DE MATO GROSSO

SR. JEAN GALLI

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SAPEZAL /MT – S.I.M.S, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ sob o nº06.120.815/0001-90, nesta cidade, neste ato representada por sua presidente Ivany Magalhães da Silva, servidora pública municipal, matrícula 001701, inscrita no CPF 460.360.591.91, requer  a Vossa Excelência, respeitosamente,  a  AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE CONDICIONADORES DE AR NAS SALAS DE AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, pelos motivos a seguir expostos:

1.         Insalubridade na escola é um dos fatores de riscos para crianças e professores. O que existe é um confinamento de trinta ou mais alunos em uma sala de aula, e centenas ou milhares de alunos na escola que é o caso da Escola Antônio Clarismundo Scheffer Bloco 01 e 02.

Está provado que ambientes de convívio humano altamente confinado, como quartéis, prisões, asilos e escolas, em si só, aumentam significativamente o risco de uma série de doenças – não apenas infecciosas, que se espalham mais facilmente em ambientes confinados, mas também hipertensão arterial (pressão alta), gastrite, úlcera, comportamento agressivo e outras.

2.         Por questões climáticas (temperatura + umidade) acrescidas ao confinamento em salas muitas vezes abafadas e sem boa circulação de ar – tudo isso acrescido do stress em si – as crianças estão quase sempre suadas. O suor gera odor corporal desagradável. O olfato de todos sofre com o cheiro de suor constante. E sofre em mais que um sentido: estudos como este (publicado na Nature Proceedings) e este (publicado no PLoS One) mostraram, através de ressonância magnética funcional, que o cheiro do stress, transmitido através do suor humano, é capaz de provocar stress mesmo em outro ser humano que anteriormente não estava estressado. A CNN fez até uma matéria sobre esse assunto em agosto de 2009, que pode ser lida aqui.  http://articles.cnn.com/2009-08.

3.         Na escola o barulho é constante, com volume de muitos decibéis, e não acaba nunca. As salas quase sempre são barulhentas e os ventiladores só agravam o problema.

Como é difícil a um professor dar uma aula nessas condições! Lesão nas cordas vocais de docentes é uma realidade em Sapezal, em especial nesta época do ano com clima seco e quente.

A exposição crônica ao barulho interfere, e muito, com as atividades diárias, o desempenho, e está associada – de novo – a doenças como úlcera, surdez, gastrite, doenças cardiovasculares e uma série de outras ligadas ao stress. Há muito já se sabe que o barulho crônico, em crianças, afeta negativamente a função cognitiva, psicofisiológica, motivacional, e os processo afetivos de crianças e adultos – alunos e professores (Psychological Science, vol 6, no 6, nov 1995, pp 333-338: Chronic noise and psychological stress). Apesar de todas as evidências científicas, não existem escolas com boa acústica! Todas as escolas deveriam prever acústica, com todo esmero, em sua fase de projeto!

4.         Depressão, pânico e hipertensão são males comuns entre professores deste município e muitos estão afastados do serviço.

5.         As escolas municipais possuem ambiente seriamente insalubre, para professores e alunos. E a falta de condicionadores de ar é fator determinante. Pois se as salas fossem climatizadas as crianças falariam mais baixo, ficariam menos agitadas o diminuiria e muito o barulho em sala.

É preciso dar às crianças e professores a chance de construírem um mundo cada vez melhor. E para que isso possa um dia acontecer, é preciso existir o ambiente mais propício e saudável possível.

6.         São infinitos os motivos para se climatizar as salas de aulas deste município, está é uma solicitação dos alunos da rede municipal através de abaixo-assinado que foi entregue a Câmara Municipal de Sapezal.

7.         Mesmo com prédio em construção, Câmara Municipal de Sapezal devolveu R$ 225.307,86 aos cofres do Poder Executivo Municipal no final de 2011 e foi solicitado ao Senhor Prefeito que o dinheiro devolvido fosse utilizado na aquisição e instalação de aparelhos de ar condicionado para as escolas.

Pelo exposto acima se pede providências ao Chefe do Poder Executivo para atenuar o sofrimento de alunos e professores deste Município.

Nestes termos,

Pede Deferimento.