Sindicato participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

4 de maio de 2018 - 15:04 - 1.031 views

Na semana passada, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapezal, Sr Jader Mayer, participou de evento realizado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/SRTE em Cuiabá, que tratou e debateu a Saúde e Segurança dos Trabalhadores Brasileiros, reflexo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho/COMPAT.

A campanha Nacional do Ministério do Trabalho, denominada COMPAT-CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DEACIDENTES DE TRABALHO, teve como parceiro o Sindicato dos Técnicos e Segurança do Trabalho de Mato Grosso/SINTESMT, presidido pelo Sindicalista Antonio Correia, que como o SIMS é também filiado a CSB MT.
Na ocasião do Seminário na SRTE, o Presidente Jader esteve acompanhado do Vice-Presidente da CSB MT, Sr Antonio Wagner Oliveira, que, lembrado pelo Presidente Jader sobre a quantidade de suicídios no meio dos servidores, aproveitou a oportunidade do evento ao fazer uma pergunta aos palestrantes/debatedores, e fez uma “provocação” à mesa e à organização do mesmo.

O Sr Vice Presidente da CSB MT Antônio Wagner, questionou por que todo evento que trata da saúde e segurança do trabalhador, sempre olha pelo prisma apenas do trabalhador privado, e nunca pelo do servidor público, que tal qual na iniciativa privada, padece de muito males relacionados a sua saúde e segurança no ambiente laboral, muitas vezes insalubres, muitas vezes onde a pressão e o assédio levam a doenças ocupacionais como a depressão, entre outras.

Tal questionamento causou um alvoroço no evento, o que ocasionou que o Superintendente Regional do Trabalho, solicitou do Sr Presidente do SIMS Jader Mayer, do Vice-Pres da CSB Antônio Wagner e do Pres. do SINTESMT Sr Antônio Correia, uma reunião para tratar do tema e organizar uma rodada de palestras e levar este debate para o âmbito do serviço público.

Segundo o Presidente Jader, “é muito importante levar este debate aos servidores públicos, pois vemos ainda muita relutância dos gestores em cumprir com a legislação de segurança e saúde do trabalhador público, inclusive fornecendo o EPI’s corretos e elaborando estudos do LTCAT sobre as condições de salubridade e segurança no ambiente laboral”.

Já o Presidente do SINTESMT, Sr Antonio Correia, um dos parceiros no evento da COMPAT da SRTE/MTE, se colocou a disposição para palestrar orientando os servidores dos seus direitos quanto a sua saúde no ambiente laboral. Em suas palavras ele diz “ é de extrema relevância proporcionar palestras orientativas sobre os direitos dos servidores em ter um ambiente laboral que se enquadre na legislação protetiva vigente, pois ele passa a ser parceiro da entidade na fiscalização de seu próprio labor público” .

Na próxima semana, o presidente Jader Mayer, voltará a Cuiabá para essa reunião com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego/SRTE Sr Amarildo Borges, juntamente com o Presidente do SINTESMT e da Presidente da CSB MT diany Dias e seu vice presidente, para tratarem de um ciclo de palestras e eventos que pretendem levar as prefeituras em parceria com a CSB, Sindicatos de Servidores Municipais, o SINTESMT e SRTE, envolvendo ainda os entes municipais como Prefeituras e Câmaras.