SIMS PARTICIPA DE ASSEMBLEIA DA CATEGORIA DOS PAPILOSCOPISTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO

19 de março de 2018 - 15:17 - 1.285 views

Com o intuito de vivenciar e aprender com os que já estão na luta sindical há mais de anos, o Presidente do SIMS Sr. Jader Daniel Mayer, aproveitando que estava na Capital Matogrossense, participou da Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã da sexta-feira (dia 16), no auditório da Polícia Oficial de Identificação Técnica (Politec-MT), no bairro Carumbé em Cuiabá.

Como ocorre em Sapezal-MT, que teve concurso público municipal realizado em 2016, contudo mesmo com vagas disponíveis a Administração Pública Municipal não nomeia os candidatos aprovados, o Presidente resolveu acompanhar e verificar os trâmites legais de deflagração de greve geral, bem como, de paralisação e articulações necessárias para pressionar os poderes públicos a cumprirem a lei.

No caso Municipal, além de cargos em cadastro reserva, possuímos cargos de imediata nomeação, ou seja, que possui vaga, que foi feito impacto orçamentário a época do concurso, que está sendo ocupado por cargos comissionados, mas que até hoje não foram nomeados pela morosidade da Administração Pública, destoando completamente da legislação vigente e dos entendimentos do STF e STJ.

No caso Estadual dos Papiloscopistas o Presidente do Sindicato dos Profissionais da Ciência e Papiloscopia e Identificação de Mato Grosso, Idejair Macêncio, ressalta que há 18 (dezoito) anos não houve concurso público realizado, que 60% (sessenta por cento) dos cargos estão vagos e que a categoria sofre com a falta de condições de trabalho e mais profissionais para dar conta da demanda.

Informou que por causa da falta de profissionais no estado de Mato Grosso o IML – Instituto Médico Legal, está demorando 03 (três) dias para liberar os corpos, devido à falta de efetivo. Além do mais, anunciou que cerca de 40 (quarenta) mil documentos de RG aguardam confecção no Estado inteiro, sendo necessário à espera da população no interior de até 120 (cento e vinte) dias e de Cuiabá de até 40 (quarenta) dias para receber seu documento.

Das 136 (cento e trinta e seis) vagas existentes no lotacionograma, o governo nomeou até agora apenas 07 (sete) aprovados. A assembleia decidiu pela paralisação (de um dia), principalmente, por dois motivos: falta de condição de trabalho aos servidores e a falta de nomeação integral dos aprovados no último concurso público da categoria.

Visando o cumprimento do princípio da eficiência é que os servidores públicos estaduais se engajaram para ajudar na nomeação dos aprovados no concurso público realizado em 2017, demonstrando assim, a união entre os aposentados, os servidores na ativa e os que ainda aguardam com suas nomeações.

Segundo o presidente do SIMS, “o aprendizado com a prática é essencial para o desenvolvimento de um trabalho que dê resultados, que seja eficiente para o servidor, para a comunidade, sempre mantendo o diálogo com a Administração Pública Municipal e demais órgãos de fiscalização das contas públicas. ”

O sindicalista ressalta que o que foi tratado na assembleia geral dos Papiloscopistas, de certa forma, atinge a população de Sapezal-MT que está a espera de seu documento de RG há mais de 100 (cem) dias, sendo a pauta deliberada de interesse da categoria deste sindicato.

Por fim, deliberou-se pela paralisação no dia 26 de março em frente a Casa Civil no Centro Político em Cuiabá-MT, qual contará coma presença de toda a Diretoria Executiva do Sindicato, dos aposentados e pensionistas, dos servidores da ativa e dos aprovados para o cadastro reserva do concurso realizado em 2017.