Servidores de 2 cidades cruzam os braços por falta de reajuste

15 de janeiro de 2014 - 23:33 - 542 views

jean-galli1334009135_thumb_medium238_243

Servidores de dois municípios do Estado entram em greve nesta segunda (9) devido ao não reajuste dos salários por parte das prefeituras até o último dia 7, prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, devido as eleições deste ano. Mais de 500 funcionários da Educação de Guarantã do Norte (721 km de Cuiabá) e de todos os de Sapezal (478 km da Capital), devem cruzar os braços. Ambas as paralisações já foram aprovadas em assembléia geral.

Várias cidades encaminharam os projetos às pressas nesta última semana e deram trabalho aos vereadores, que em grande parte precisaram realizar sessão extraordinárias e adiar a folga da Semana Santa, a exemplo de Cuiabá. Nestes dois municípios, contudo, o reajuste não ocorreu. Em Guarantã do Norte, o motivo para a paralisação seria o fato de o Plano de Carreira, enviado pelo Executivo à Câmara, atender apenas aos professores e não os demais profissionais.

A categoria ressalta que, em 2011, conseguiram a inclusão de todos os profissionais da Educação no plano e este ano, a luta era para conseguir aumento de 22%. Foi realizada reunião com o prefeito Mercídio Panosso (PMDB), mas sem sucesso. A pedido dos servidores, o projeto não foi votado no Legislativo.

Já em Sapezal, sob Jean Carlo Galli (PMDB), a reclamação não diz respeito apenas ao plano. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, Ivany Magalhães da Silva, além de não ter sido aprovado o reajuste no Plano de Carreira, os servidores que têm direito não recebem insalubridade, periculosidade e penosidade. Também não é pago 13º e hora extra proporcional ao direito de cada um.

Ivany ressalta, entretanto, que é muito difícil o movimento grevista prosperar, pois a coação é muito grande no município. “Não conseguimos publicar nada nos veículos de comunicação”, reclama, sem citar nomes. Mesmo assim, nesta segunda, às 8h, os funcionários realizam mobilização em frente a prefeitura e passeata pela cidade.